top of page

7 razões para você não estar menstruando

Embora a maioria de nós não anseie pela menstruação (principalmente aquelas que sofrem com a TPM, o inchaço, a acne, sem falar nas cólicas e sangramento), quando ela não aparece como esperado, o estresse de não menstruar pode preocupar e causar ansiedade sobre o que pode estar acontecendo.



Eis aqui as 7 razões mais comuns para você estar sem menstruar:


1. Você está grávida!


Para as mulheres sexualmente ativas, esta é a razão número um pela qual a menstruação não dá as caras.

Mesmo se você estiver usando anticoncepcional corretamente, lembre-se: NENHUM método anticoncepcional fornece 100% de proteção.


Digamos que você não tenha nenhuma atividade sexual depois da última menstruação OU seu teste de gravidez deu negativo. Por que sua menstruação não aparece?


2. Estresse


Situações estressantes podem fazer com que grandes quantidades do hormônio do estresse, o cortisol, inundem nossos corpos. O hormônio do estresse é poderoso e, quando está em alta, pode perturbar o equilíbrio de todos os outros hormônios incluindo os do nosso ciclo menstrual.


3. Puberdade


Logo que a menina menstrua, é comum a menstruação ficar irregular por um período de até 2 anos, podendo ocorrer 2 vezes no mesmo mês ou até não acontecer por meses subsequentes. Isso se deve à imaturidade no eixo hormonal decorrente desta fase de vida da mulher.


4. Puerpério e Amamentação


A menstruação no pós-parto varia de acordo com o fato da mulher estar amamentando ou não, uma vez que a amamentação provoca picos do hormônio prolactina, inibindo a ovulação e, consequentemente, atrasando a primeira menstruação.

Assim, se a mulher amamentar de forma exclusiva todos os dias até 6 meses após o parto, não menstrua, sendo esse período conhecido como amenorreia lactacional. Porém, quando a amamentação deixa de ser exclusiva, o que acontece por volta dos 6 meses, a menstruação pode acontecer e os ciclos menstruais normalizarem.


No entanto, caso a mulher não amamente, a menstruação, normalmente, vem nos primeiros 3 meses após o parto e é normal que o ciclo menstrual, inicialmente, seja irregular porque ainda existem alterações hormonais.


5. Climatério e Menopausa


A menopausa nada mais é do que a última menstruação da mulher. Podemos dizer que a mulher está em menopausa depois de 12 meses com ausência de menstruação.

O período que compreende a transição da vida reprodutiva para a menopausa é chamado de Climatério ou perimenopausa, e é nesta fase de vida da mulher em que ocorrem as maiores oscilações no ciclo menstrual devido à falência ovariana natural e fisiológica.


6. Excesso de exercícios


Você provavelmente já ouviu histórias sobre atletas do sexo feminino, que treinam intensamente como corredores ou ginastas e que param de menstruar. Você não precisa ser um atleta profissional para que isso aconteça. Se você faz exercícios todos os dias, isso pode afetar seu equilíbrio hormonal. Se o seu IMC (Índice de Massa Corporal) ficar muito baixo, isso pode levar à ausência de sua menstruação. Da mesma forma, distúrbios alimentares , como aneroxia ou bulemia, que resultam em um IMC muito baixo, costumam afetar o ciclo menstrual.

As hipóteses mais fortes, no entanto, são de que as endorfinas produzidas durante a atividade física e a manutenção de seus níveis aumentados com o treinamento diário possam inibir a produção do hormônio liberador das gonadotrofinas (GnRH) pelo hipotálamo e, com isso, inibir todo o eixo hormonal feminino (hipotálamo-hipófise-ovário). A outra hipótese, e provavelmente as duas coexistem, é de que as endorfinas diminuiriam a produção de dopamina no núcleo arqueado hipotalâmico. Sendo a dopamina um fator inibitório da prolactina, esta teria seus níveis séricos aumentados, assim, ela seria também capaz de diminuir a produção de GnRH.


7. Desequilíbrios hormonais


Existem muitos hormônios diferentes no nosso corpo. Eles atuam como mensageiros químicos que ajudam a dirigir e gerenciar todas as funções do organismo. Existem aqueles que controlam a menstruação e a capacidade de reprodução (estrogênio, progesterona, testosterona), outros que controlam o metabolismo e a temperatura corporal, como o hormônio tireoidiano. Depois, há outros que controlam o estresse, como o cortisol, e outros que controlam o açúcar no sangue (insulina). Imagine que todos esses hormônios trabalham juntos em harmonia e se comunicam entre si. Quando um está desequilibrado, pode fazer com que os outros não funcionem bem.

Os desequilíbrios hormonais mais comuns que podem fazer com que você não menstrue são a Síndrome de Ovários Policísticos e as Doenças da Tireoide (hipo e hipertireoidismo).


👉 Se você se enquadra em algum destes 7 itens ou tem dúvidas sobre o seu ciclo menstrual, agende uma consulta e veja como eu posso te ajudar.

62 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page